Por Victor Bruno Bozzo
O substantivo “empreendedor” é oriundo do verbo “empreender”
que significa: “colocar algo em desenvolvimento/execução”. Sua origem remonta à
língua francesa “entrepreneur”. Embora fossem os estadunidenses que trouxeram o
seu significado ao senso comum, tal conceito não é recente e forma um campo de
conhecimento ainda pouco abordado por pesquisas qualitativas possuindo assim
estatísticas ainda defasadas para o cenário atual.
Com o fim da sociedade estamental (na qual os estamentos são
formados por determinadas classes sociais e onde a ascensão social era
inimaginável) a possibilidade de enriquecimento e empobrecimento surgiu
concomitantemente com a mobilidade social.
O sistema econômico mercantilista possibilitou a criação de
uma burguesia rica e a consolidação da mentalidade do comércio como um meio criador
de riquezas. A partir deste fato, bens e serviços mais básicos eram
comercializados de acordo com a demanda existente. A postura durante a venda,
visão de futuro bem como a capacidade de persuasão dos vendedores possibilitou
o enriquecimento desses o que exemplifica a existência de empreendedores bem
sucedidos financeiramente mesmo sem um estudo acadêmico mais profundo.
Podemos afirmar que o sucesso de determinado empreendedor
possui relação direta com o cenário político-social no qual ele se encontra,
segmento de mercado que ele pretende ingressar além de suas características
pessoais. Ser visionário, persistente, comprometido,
independente, autoconfiante e líder são algumas das características encontradas
e esperadas.
Não se pode negligenciar a importância de um plano de
negócios para o empreendedor antes do mesmo abrir o negócio pois o mesmo
direciona o mesmo nesta jornada. Atualmente, encontramos órgãos especializados
no ensino e difusão do conhecimento empreendedor como o SEBRAE.
Fonte: aulas ministradas pelo Professor Agildo Nascimento.
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