14 outubro, 2013

Reflexão: Características Empreendedoras


 Por Maria de Fátima Cabral Costa



Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios.

São características fundamentais para um bom empreendedor: iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. É este o espírito que motiva as pessoas a abrirem o seu próprio negócio e a realizar coisas novas. O empreendedor está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, tendo em vista as necessidades das pessoas, além da preocupação com a melhoria do produto.





Histórias de empreendedorismo inovador e que fizeram à diferença no crescimento dos negócios de cada empresário abaixo mencionado.

Mercado Funerário, mesmo sendo um segmento que sofre preconceito, o setor funerário pode ser muito lucrativo para quem procura investir. No ano de 2010  Eduardo Gouveia perdeu seu avô. Abalado com a perda e sem condições de ir até uma floricultura para comprar uma coroa de flores para o velório, Gouveia tentou comprar pela internet, mas não encontrou ninguém que prestasse esse serviço. Foi aí que identificou uma oportunidade de empreender. Em setembro do mesmo ano ele decidiu colocar seus conhecimentos de e-commerce a favor do empreendedorismo e criou o site Coroa Para Velório, especializado em coroas de flores, com a proposta de viabilizar, mesmo a pessoas que estão distantes no momento da partida de uma pessoa querida, que se preste uma homenagem. Isso de forma prática e rápida, com atendimento em todo Brasil. Eduardo firmou parcerias com floriculturas de todo o País. Hoje, a Coroa Para Velório faz aproximadamente 500 entregas mensais e fechou o ano de 2012 com um faturamento na casa dos R$ 4,5 milhões.  
Mercado Especial, a criação de novas leis e diversos incentivos fiscais têm garantido ótimos resultados para quem investe em atender consumidores com alguma Deficiência Física. Foi o que descobriu Luciano Santos, à frente da Casa Ortopédica. A história do empreendimento é marcada por atitudes inovadoras. A empresa foi a primeira a vender cadeiras de rodas pela Internet e também a primeira a parcelar a compra desse bem em até 12 vezes, em uma época em que o número de prestações era limitado a apenas duas. A Casa tornou-se muito conhecida no segmento, e grande parte do sucesso conquistado é o atendimento personalizado dado aos clientes com necessidades especiais, que precisam de atenção e gostam de ser ouvidos.



Fontes: Aula Ministrada: Prof º. Agildo Nascimento
              
Revista: Seja Seu Chefe
      


Um comentário:

  1. Maria de Fátima. ótimo texto.
    Acho que tudo que todos esperam é um atendimento personalizado. Isso valoriza o cliente, a empresa e o próprio atendente.

    ResponderExcluir