Por Maria de Fátima Cabral Costa
Empreender
é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo
riscos e desafios.
São
características fundamentais para um bom empreendedor: iniciativa, visão de
futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. É este
o espírito que motiva as pessoas a abrirem o seu próprio negócio e a realizar
coisas novas. O empreendedor está constantemente buscando novos caminhos e
novas soluções, tendo em vista as necessidades das pessoas, além da preocupação
com a melhoria do produto.
Histórias
de empreendedorismo inovador e que fizeram à diferença no crescimento dos
negócios de cada empresário abaixo mencionado.
Mercado Funerário, mesmo sendo um segmento que sofre
preconceito, o setor funerário pode ser muito lucrativo para quem procura
investir. No ano de 2010 Eduardo Gouveia perdeu seu avô. Abalado com a
perda e sem condições de ir até uma floricultura para comprar uma coroa de
flores para o velório, Gouveia tentou comprar pela internet, mas não encontrou
ninguém que prestasse esse serviço. Foi aí que identificou uma oportunidade de
empreender. Em setembro do mesmo ano ele decidiu colocar seus conhecimentos de e-commerce a favor do empreendedorismo e
criou o site Coroa Para Velório,
especializado em coroas de flores, com a proposta de viabilizar, mesmo a
pessoas que estão distantes no momento da partida de uma pessoa querida, que se
preste uma homenagem. Isso de forma prática e rápida, com atendimento em todo Brasil. Eduardo
firmou parcerias com floriculturas de todo o País. Hoje, a Coroa Para Velório faz aproximadamente 500 entregas mensais e
fechou o ano de 2012 com um faturamento na casa dos R$ 4,5 milhões.
Mercado Especial, a criação de novas leis e diversos
incentivos fiscais têm garantido ótimos resultados para quem investe em atender
consumidores com alguma Deficiência Física. Foi o que descobriu Luciano Santos,
à frente da Casa Ortopédica. A história do empreendimento é marcada por
atitudes inovadoras. A empresa foi a primeira a vender cadeiras de rodas pela
Internet e também a primeira a parcelar a compra desse bem em até 12 vezes, em
uma época em que o número de prestações era limitado a apenas duas. A Casa
tornou-se muito conhecida no segmento, e grande parte do sucesso conquistado é
o atendimento personalizado dado aos clientes com necessidades especiais, que
precisam de atenção e gostam de ser ouvidos.
Fontes: Aula Ministrada: Prof º. Agildo Nascimento
Revista: Seja Seu Chefe
Revista: Seja Seu Chefe
Maria de Fátima. ótimo texto.
ResponderExcluirAcho que tudo que todos esperam é um atendimento personalizado. Isso valoriza o cliente, a empresa e o próprio atendente.