Por Joyce Bastos
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Se partimos do pressuposto de que o cliente está sempre em
primeiro lugar, a qualidade do atendimento é fator estratégico e o importante diferencial
competitivo.
O grande desafio atual das empresas é a fidelização de seus
clientes. Por isso, as empresas buscam permanentemente maneiras e ações para
manter os clientes fiéis.
E com isso investir em gestão de pessoas seria o
primeiro passo. Mostra que a importância
no atendimento só e possível com pessoas e profissionais motivados. Envolvendo recrutamento
seleção e treinamento adequado. (“Atendimento
deve reciclar-se e evoluir com a mesma velocidade e frequência com que mudam os
desejos, exigências e vontades dos consumidores”).
Como manter seus clientes
fiéis?
* Conheça seu público ou
cliente, leve em consideração as reclamações tendo respostas imediatas.
* Execute,
preste atenção, seja prestativo, tire suas dúvida, realize seus pedidos, não
jugue suas condições financeiras.
* E entenda que ele não é obrigado a comprar
nem a utilizar os seus serviços ou produtos.
* Porém não vise a compra e sim a
conquista.
* Vá além, faça mais do que o esperado, mantenha o encantamento!
* Procure funcionários aptos
e os treinem, trate-os bem, não somente os seus clientes.
* Busque uma boa
relação com seus colaboradores-colegas de trabalho.
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Afinal se não há uma boa relação interna,
como poderá haver uma externa?
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