Por Helvecio Justiniano
Para fazer um bom
atendimento é preciso estar de bem com a vida, temos que seguir algumas normas,
por exemplo: ser cordial, educado, pontual, dinâmico, sempre sorrindo e pronto
para ouvir críticas, elogios e sugestões.
Vamos supor que um
hóspede esteja atrasado para o seu voo, podemos agilizar o seu atendimento,
disponibilizando um outro colaborador para atendê-lo. Mas isto tem que ser uma
ação confidencial para não chamar atenção e para que outras pessoas não
percebam.
Devemos procurar
saber do nome dos clientes para chamar os mesmos pelo nome, saber dos desejos,
se ele gosta de uma certa bajulação, tentar satisfazer a sua vontade sem
prejudicar o bom andamento do atendimento.
Ser maleável também
e uma boa saída, sair um pouco das regras, normas e rotinas do estabelecimento,
como não posso fazer isto, não posso deixar etc.
A excelência no
atendimento ao cliente é um processo que tem que ter continuidade onde todas as
pessoas envolvidas dentro do estabelecimento, são responsáveis pela
contribuição e crescimento de uma empresa ou negócio.
Em todos os estabelecimentos, as pessoas
quando são bem atendidas elas voltam sempre, e muitas vezes trazem outras
pessoas.
O atendimento por telefone também é muito
importante, a pessoa deve ter todas as informações básicas, ao ligar onde quer
que seja, porque a pessoa do outro lado não tem tempo a perder, então quem
ligou deve ser o mais breve possível, para não tomar o tempo das pessoas.
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