15 abril, 2014

Excelência no Atendimento – atraindo, convertendo e fidelizando clientes

Por Maria de Fátima Cabral Costa 



Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e a evolução das empresas.
Não existe empresa estabelecida que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Ainda assim, organizações de todos os portes persistem em atendê-los com desatenção. Consumidores mais maduros e exigentes com concorrência, a cada dia, mais acirrada é uma equação devastadora para as empresas que negligenciam "o atender bem". Portanto a maneira como uma empresa atende o seu Cliente pode ser a diferença entre obter sucesso ou fracassar nos negócios.
Atualmente, com os produtos mais semelhantes e com vida útil menor, fica evidente que ter preço competitivo e produtos de qualidade já não são mais suficiente para a preferência da clientela. Inclusive, ter preço justo e qualidade superior são condições básicas desejadas. Então o que faz a diferença?  A competência profissional, a eficiência, o entusiasmo, a rapidez e a simpatia de quem atende. É o cliente ter a sensação de conforto, conveniência, praticidade e satisfação quando compra um produto ou serviço de sua empresa.
 
 

Relato de um atendimento com excelência: Embarquei no Aeroporto de Guarulhos (SP), num dia daqueles de frio! Com destino ao norte, ao chegar ao meu destino desci da aeronave com temperatura de 40 graus! O choque térmico inevitável. Para piorar a situação o carro com o motorista que me levou até o hotel, estava sem ar-condicionado e naquele percurso já imaginava como seria a minha estada no hotel, me perguntava: será que tinha ventilador ou ar-condicionado? Exatamente às 14h da tarde, num sol de “rachar”, veio a surpresa. Ao descer do carro, veio ao meu encontro um rapazinho, mensageiro, com um sorriso sincero e dando boas-vindas! Pegou minha bagagem, abriu a porta e me dirigi ao balcão da recepção. O acolhimento não foi diferente, a recepcionista com um sorriso me deu boa tarde, (mas um boa tarde de verdade). O ambiente climatizado e quando olho para o lado um garçom com uma bandeja me oferece suco e água! Coisa que nunca vi em hotel nenhum. Naquele momento, percebi que ali havia hospitalidade e fiquei realmente emocionado pela atenção daquelas pessoas que demonstravam a vocação delas, servir!

Não se treina “Excelência no Atendimento” ela é fruto de Atitudes e Comportamentos voltados para a excelência e isso não se treina já faz parte da essência da pessoa, é a arte de encantar. O que requer treinamento são as técnicas que o indivíduo poderá adquirir para aprimorar o seu trabalho. 

Fontes:
www.administradores.com.br - Abílio Gonçalves
hotelariahospitalidade.blogspot.com - Leonardo Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário