14 outubro, 2013

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

Por Gladys Céspedes

O que entendemos como perfil profissional e a imagem nossa que as pessoas criam nos primeiros trinta segundos; nosso corpo fala.  Tomemos em conta que nosso sucesso profissional está ligado diretamente a nosso comportamento. Falamos de comportamento profissional por tratarmos de ambientes corporativos.


O cuidado com o visual precisa ser analisado com muita atenção, pois é o que chamamos de marketing pessoal; nela encontramos a vestimenta correta (sóbria), a maquiagem (suave), os acessórios (pequenos), a combinação de peças, cores e estilos deve ser harmoniosa e a higiene pessoal impecável.
A postura no trabalho e na relação com os hóspedes é o que marca a diferença na imagem que vai levar o hóspede de nossa empresa; regras básicas como a discrição, usar o tom de voz apropriado, preferentemente baixo, falar pausado e usar a linguagem correta, comunicar-se bem, a fim de ser o mais claro possível; não fumar no local de trabalho nem com o uniforme; não usar os espaços e equipamentos destinados aos hóspedes (academia, piscina, elevador social).
Nunca discutir com um hóspede e muito menos diante de outros ou na área da recepção, sempre ser contido; a pontualidade, a responsabilidade e a organização também são imprescindíveis, tanto quanto a criatividade e o raciocínio rápido para poder dar uma solução imediata e eficiente a qualquer situação que possa surgir no dia a dia; e, acima de todo, ter VOCAÇÃO, gostar do que se faz, realmente gostar de servir.

Também são altamente apreciados no mundo corporativo a pro-atividade, estar sempre atento onde possa contribuir; fazer tudo direito; na dúvida, não fazer sem antes perguntar, a vida é sempre um eterno peregrinar ao conhecimento, assim, é melhor aprender de forma correta e praticar o que é certo, e a qualidade, relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo, não existe nada tão bom que não possa ser melhorado.
Poderíamos também listar alguns comportamentos que os profissionais devem evitar no trabalho como: esquecer que as pessoas têm emoções, tratar aos superiores de igual para igual, menosprezar o seu trabalho ou o dos colegas, deixar para amanhã o que dá para fazer hoje, não admitir os seus erros, falar o que vem à cabeça ou falta de postura.
              
   
 
É assim que os defeitos que caracterizam as pessoas como maus profissionais são aqueles que:   
- falam demais           
falam mal dos outros;
- vivem mal−humorado,
- Não tem higiene pessoal,
- são egoístas,
- não respeitam os demais,
- brincam demais, e
- são inflexíveis


Fontes: Alessandro Natal. Comportamento Profissional. Portal Carreira & Sucesso.
              Maria Amélia Jaques Díaz. Yahoo Contributor Network

 .Livro: “O Perfil do Profissional de Sucesso do Mundo Moderno”. Anderson Hernandes
. Imagens: Cartunista Alpino, 
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1517&bih=693&q=comportamento+profissional&oq=COMPORTAMENTO+P&gs_

Nenhum comentário:

Postar um comentário