Por Gladys Céspedes
O que entendemos como perfil
profissional e a imagem nossa que as pessoas criam nos primeiros trinta
segundos; nosso corpo fala. Tomemos em
conta que nosso sucesso profissional está ligado diretamente a nosso comportamento.
Falamos de comportamento profissional por tratarmos de ambientes corporativos.
O cuidado com o visual
precisa ser analisado com muita atenção, pois é o que chamamos de marketing pessoal; nela encontramos a vestimenta
correta (sóbria), a maquiagem (suave), os acessórios (pequenos), a combinação
de peças, cores e estilos deve ser harmoniosa e a higiene pessoal impecável.
A postura no trabalho e na
relação com os hóspedes é o que marca a diferença na imagem que vai levar o
hóspede de nossa empresa; regras básicas como a discrição, usar o tom de voz
apropriado, preferentemente baixo, falar pausado e usar a linguagem correta,
comunicar-se bem, a fim de ser o mais claro possível; não fumar no local de
trabalho nem com o uniforme; não usar os espaços e equipamentos destinados aos
hóspedes (academia, piscina, elevador social).
Nunca discutir com um
hóspede e muito menos diante de outros ou na área da recepção, sempre ser
contido; a pontualidade, a responsabilidade e a organização também são
imprescindíveis, tanto quanto a criatividade e o raciocínio rápido para poder
dar uma solução imediata e eficiente a qualquer situação que possa surgir no
dia a dia; e, acima de todo, ter VOCAÇÃO, gostar do que se faz, realmente gostar
de servir.
Também são altamente apreciados
no mundo corporativo a pro-atividade, estar sempre
atento onde possa contribuir; fazer tudo direito; na dúvida, não fazer sem
antes perguntar, a vida é sempre um eterno peregrinar ao conhecimento, assim, é
melhor aprender de forma correta e praticar o que é certo, e a qualidade,
relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo, não existe nada tão
bom que não possa ser melhorado.
Poderíamos também listar
alguns comportamentos que os profissionais devem evitar no trabalho como:
esquecer que as pessoas têm emoções, tratar aos superiores de igual para igual,
menosprezar o seu trabalho ou o dos colegas, deixar para amanhã o que dá para
fazer hoje, não admitir os seus erros, falar o que vem à cabeça ou falta de postura.
É assim que os defeitos que
caracterizam as pessoas como maus profissionais são aqueles que:
- falam demais
- falam mal dos outros;
- Não tem higiene pessoal,
- são egoístas,
- não respeitam os demais,
- brincam demais, e
- são inflexíveis
Maria Amélia Jaques Díaz. Yahoo Contributor
Network
.Livro: “O Perfil do Profissional de Sucesso do Mundo Moderno”. Anderson Hernandes
. Imagens: Cartunista Alpino,
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1517&bih=693&q=comportamento+profissional&oq=COMPORTAMENTO+P&gs_
Nenhum comentário:
Postar um comentário