http://santagastronomia.wordpress.com
Uma área em franco crescimento no mundo
inteiro. A Hotelaria e a Hospitalidade são dois segmentos que caminham lado a
lado e de mãos dadas.
O
Mercado de Trabalho no
Brasil estará bastante aquecido nos próximos anos em virtude da realização dos
grandes eventos Internacionais em que o País será sede. Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 (Rio de Janeiro). Um recente estudo
aponta que deverão ser investidos cerca de R$ 7,3 bilhões de novos hotéis no
Brasil até 2014. De acordo com esta pesquisa há 198 hotéis em construção nas
cidades em que abrigarão estes eventos, totalizando 42.296 apartamentos e a
criação de 31.729 empregos diretos. E não é só
isso, com o desenvolvimento da economia, a imagem positiva do país
internacionalmente e a ascensão da classe C, os brasileiros passaram a viajar
cada vez mais.
Com este cenário, o profissional de Hotelaria
terá um campo de trabalho bastante promissor para os próximos anos como, por
exemplo: hotéis, motéis, resorts, pousadas, flats, spas, estâncias, parques
temáticos, museus, restaurantes, cruzeiros, casas de eventos, hotelaria
hospitalar entre outros. Para isso ele precisa se preparar para um mercado cada
vez mais exigente e competitivo. O estudo de línguas, libras, pós-graduação,
MBA, faz o diferencial para quem quer atuar na área e quer ser bem remunerado
na profissão. Mas a característica principal deste profissional é o “Espírito
da Hospitalidade”.
A palavra Hospitalidade é originária do latim
e significa “O ato de hospedar”, o que consequentemente relaciona-se com o
sentido de ser hospitaleiro, por se alojar pessoas. Você, caro leitor, quando
recebe amigos em sua casa, naturalmente quer que eles se sintam confortáveis.
Você os cumprimenta e faz todo o possível para servir e entreter os convidados.
E quando vai à casa de alguém, em geral recebe comida, bebida e até mesmo uma
cama confortável. Esses agrados, o conforto material, a suavidade entre as
relações sociais ajudam a definir o que é hospitalidade.
Esse comportamento para a Hotelaria é um Serviço
e tornou-se o produto principal da Indústria da Hospitalidade.
Os setores de Atendimento ao Cliente, Hotéis
entre outros, tem buscado admitir pessoas com este perfil especial para o
contato direto com seus clientes e/ou hóspedes. Deste modo toda e qualquer
forma de prestação de serviço faz parte do segmento da Hospitalidade, e que
pode e deve contar com profissionais hoteleiros e sua Excelência no Bem Servir.
Fontes: Aulas Ministradas: Prof º. Agildo Nascimento
Prof ª. Maria Cristina
http://www.revistahoteis.com.br
Prof ª. Maria Cristina
Livro: Hospitalidade Conceitos e Aplicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário