14 outubro, 2013

REFLEXÃO: O Mercado de Trabalho e o Espírito da Hospitalidade

Por Maria de Fátima Cabral Costa


http://santagastronomia.wordpress.com



Uma área em franco crescimento no mundo inteiro. A Hotelaria e a Hospitalidade são dois segmentos que caminham lado a lado e de mãos dadas.

O Mercado de Trabalho no Brasil estará bastante aquecido nos próximos anos em virtude da realização dos grandes eventos Internacionais em que o País será sede. Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 (Rio de Janeiro). Um recente estudo aponta que deverão ser investidos cerca de R$ 7,3 bilhões de novos hotéis no Brasil até 2014. De acordo com esta pesquisa há 198 hotéis em construção nas cidades em que abrigarão estes eventos, totalizando 42.296 apartamentos e a criação de 31.729 empregos diretos. E não é só isso, com o desenvolvimento da economia, a imagem positiva do país internacionalmente e a ascensão da classe C, os brasileiros passaram a viajar cada vez mais.

Com este cenário, o profissional de Hotelaria terá um campo de trabalho bastante promissor para os próximos anos como, por exemplo: hotéis, motéis, resorts, pousadas, flats, spas, estâncias, parques temáticos, museus, restaurantes, cruzeiros, casas de eventos, hotelaria hospitalar entre outros. Para isso ele precisa se preparar para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. O estudo de línguas, libras, pós-graduação, MBA, faz o diferencial para quem quer atuar na área e quer ser bem remunerado na profissão. Mas a característica principal deste profissional é o “Espírito da Hospitalidade”.

A palavra Hospitalidade é originária do latim e significa “O ato de hospedar”, o que consequentemente relaciona-se com o sentido de ser hospitaleiro, por se alojar pessoas. Você, caro leitor, quando recebe amigos em sua casa, naturalmente quer que eles se sintam confortáveis. Você os cumprimenta e faz todo o possível para servir e entreter os convidados. E quando vai à casa de alguém, em geral recebe comida, bebida e até mesmo uma cama confortável. Esses agrados, o conforto material, a suavidade entre as relações sociais ajudam a definir o que é hospitalidade.

Esse comportamento para a Hotelaria é um Serviço e tornou-se o produto principal da Indústria da Hospitalidade.

Os setores de Atendimento ao Cliente, Hotéis entre outros, tem buscado admitir pessoas com este perfil especial para o contato direto com seus clientes e/ou hóspedes. Deste modo toda e qualquer forma de prestação de serviço faz parte do segmento da Hospitalidade, e que pode e deve contar com profissionais hoteleiros e sua Excelência no Bem Servir. 



 



Fontes: Aulas Ministradas: Prof º. Agildo Nascimento 
                                               Prof ª.  Maria Cristina

Livro: Hospitalidade Conceitos e Aplicações

http://www.revistahoteis.com.br                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário