Por: Heloisa Vela
Ética é um estudo sobre a moral, o caráter que desenvolvemos segundo os valores que somos criados. É o que torna o ambiente mais saudável e fácil de conviver, valores cada vez mais necessários no mercado de trabalho atual.
Hoje em dia as empresas não buscam apenas um profissional com Phd’s e uma longa lista de cursos feitos, ultimamente o número de profissionais contratados pelos seus currículos que acabam sendo mandados embora pelos seus comportamento chama atenção.
Uma vez que, é mais fácil treinar e capacitar um contratado, do que ensina-lo bons comportamentos e etiqueta. Tais comportamentos são importantes pois, deve ser lembrado, estão sendo observados em todos os momentos por cada funcionário da empresa, logo se um colega de trabalho se destaca por algo ruim, corre o risco de ser rotulado como tal.
Alguns desses comportamentos, esperados pela empresa, são comuns em quem convive em sociedades, os valores morais, outros são comportamentos necessários ao local de trabalho, como um código de conduta, estando ele descrito ou não, de qualquer forma o melhor meio é usar o bom senso.
Um profissional preparado para mudanças, que tem bom relacionamento interpessoal, não invade o espaço ou a intimidade de outro, é discreto, competente, empreendedor equilibrado tem muito mais chances de crescer numa empresa, do que aquele que não se porta corretamente, fala demais, é mal humorado ou desrespeitoso, ou seja, o antiético.
Enfim, a ética não deve ser uma forma de conviver apenas no trabalho, mas sim, comportamentos que devem ser levados para o dia-a-dia pois são importantes para conviver em sociedade.
Referencias bibliográficas:
· http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/contratados-pelo-curriculo-demitidos-pelas-atitudes
Nenhum comentário:
Postar um comentário