Por Elizabeth
Montenegro
Mercado de Trabalho
Como o nome já diz, o profissional de hotelaria tem um amplo mercado em hotéis, pousadas, flats, apart-hotel e demais estabelecimentos de hospedagem, assim como atividades que funcionam conjuntamente aos empreendimentos, como parques temáticos, centros de eventos e áreas de lazer.
Com
a proximidade da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
em 2016, a previsão é que 10 mil quartos de hotel sejam construídos; para dar
conta da demanda dos turistas, deverão ser criados 40 mil postos de trabalho,
60% destinados ao pessoal com formação universitária; com isso surge a
oportunidade de promover o setor de hotelaria e trazer uma reflexão e ações
concretas para melhorar a qualificação dos profissionais e evidenciar sua
importância.
Uma
frente de ação muito promissora é a Hotelaria Hospitalar. Instituições renomadas
já utilizam os serviços profissionais de hotelaria nas áreas de internação dos
pacientes. Os serviços também envolvem profissionais da área de enfermagem dos hospitais,
com o objetivo de inserir a cultura da hospitalidade entre os colaboradores dos
estabelecimentos.
“A
partir do momento em que a área de hospitalidade é reconhecida como de relevância
econômica, o mercado surge”, diz Thaís Funcia, coordenadora do curso paulista de
hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi.
Espírito de Hospitalidade
A
hospitalidade é a arte de bem receber outra pessoa, baseada na relação anfitrião-hóspede,
onde existe a preocupação com o próximo, o que possibilita um relacionamento
amistoso, baseado em valores humanos. A cultura brasileira favorece a
hospitalidade, pois o brasileiro é cordial e hospitaleiro por natureza. No nosso
país a hospitalidade praticada nos hotéis e demais estabelecimentos impulsiona o
desenvolvimento do turismo nacional, favorecendo ao aumento no fluxo de
turistas estrangeiros e domésticos. A área de serviços é um setor que, a cada
ano, ganha maior importância na economia mundial. No setor de serviços, a área
de lazer tem grande importância, pois num mundo onde as pessoas trabalham
exaustivamente e vivem em grandes centros, as atividades de lazer são vistas
como uma forma de melhorar a qualidade de vida, e uma necessidade natural do
ser humano, que por meio dele tem acesso ao descanso com qualidade.
Em
um estabelecimento hoteleiro, os serviços oferecidos para seus hóspedes
precisam ter qualidade, e para que exista um bom atendimento é preciso ter
também hospitalidade.
Para
ser considerado hospitaleiro, o anfitrião deve mostrar valores tais como
amizade, simpatia, bom humor, atenção; buscando, de todas as
formas possíveis, tornar a estada de seu hóspede boa e prazerosa, com
isso receber em troca, a sua amizade. Trata-se de uma experiência boa tanto
para o hóspede quanto para o anfitrião.
A
hospitalidade pode gerar um ambiente propício para a melhor e mais proveitosa
relação entre o funcionário do hotel e o hóspede, pois em um ambiente
hospitaleiro o funcionário se sentirá mais à vontade para trabalhar, e o
hóspede percebendo que as suas necessidades foram resolvidas, terá uma grande
chance de retornar a utilizar os serviços do hotel, bem como de divulgá-lo para
seus conhecidos, criando uma relação de fidelidade entre as partes.
Por
fim, conclui-se que a busca pela hospitalidade deve ser vista como um elemento
importante no desenvolvimento do turismo no Brasil, já que o povo brasileiro se
caracteriza pelo calor humano que tanto falta em outros países do mundo.
Bibliografia:
Guia do estudante Abril – profissões - hotelaria
Terra Notícias – hotelaria
Folha dirigida – mercado de trabalho – profissões – turismo
e hotelaria, as profissões do momento.
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