Por: Gustavo
P. Sanches
Todos nós temos uma parcela de responsabilidade no que cabe à formação de uma sociedade mais sustentável e humana.
O bom comportamento profissional oferece benefícios de forma geral ao ambiente onde vivemos e às pessoas com quem convivemos. Adquirir boas maneiras no agir, no falar, nos tornam capazes de agregar valores para a nossa postura profissional e manter um bom comportamento ético, certamente estaremos contribuindo com o propósito maior de construir relações interpessoais que sejam saudáveis e que produzam bons resultados.
Antes de manifestar nossas intenções, devemos pensar na forma como as mesmas afetam a vida das pessoas ao nosso redor, saber relevar determinados comportamentos é necessário quanto às limitações e resistências dos nossos amigos, familiares, colegas e, inclusive, desconhecidos, quando necessário.
É primordial que nossas atitudes sejam desenvolvidas em uma boa perspectiva de grupo, exercendo a empatia e conciliando nossos valores com boas condutas, tendo a absoluta certeza de que sozinhos não vamos longe, já que a criação de alianças é o caminho que nos libertará dos preconceitos e nos permitirá ter uma vida consistente com o que acreditamos ser decente.
Uma pessoa torna-se exemplo e é seguida ao ser ética, acima de tudo, consigo mesma. Quando, com seu caráter, consegue melhores meios de conviver, ser transparente e até se permitir mudar de opinião, rever conceitos ou condutas.
Em um país onde a cultura popular costuma valorizar quem é bom em “dar um jeitinho” em tudo, sempre veremos esbarrões nos limites da ética, e isso é o maior desvio de caráter na formação de nossa sociedade, pois se reflete em diversos aspectos de nossas vidas.
Afinal, se queremos ser éticos, jamais podemos adotar a omissão como atitude. Essa é uma questão de caráter pessoal e, como diz a cultura popular: “Caráter é aquilo que mostramos quando ninguém está olhando”.
Ser correto e verdadeiro é condição essencial para o crescimento humano, para o desenvolvimento sustentável de um povo. Ética é não jogar o papel no chão, é não tentar “dar um jeitinho”, é pagar os impostos, é não querer levar vantagem. É exercer os direitos, mas principalmente os deveres da cidadania. Devemos esperar do outro um comportamento ético sim, mas é imprescindível que cada um faça a sua parte, antes de tudo. Ética não pode ser um atributo ou qualidade, tem que ser uma condição natural, algo que se espera de todos.
Referências bibliográficas:
● brasilmaisetico.wordpress.com/etica-para-hoje-texto/
● melhoramiga.com.br/wp-content/uploads/2012/07/falsidade.jpg
● lh4.ggpht.com/_fwghU1sgV3g/Sh2mDDaCogI/AAAAAAAABdg/t56Ea2u8RUw/pinguim_thumb%5B4%5D.jpg?imgmax=800
Ética
e Comportamento Profissional
Gustavo, excelente texto!
ResponderExcluirA ética deve ser condição, mesmo, e para isso as escolas devem introduzir esse tema desde o ensino fundamental.
Parabéns!
Wanderley Damaceno
Muito interessante, ótima argumentação, bons exemplos foram citados.
ResponderExcluir