21 outubro, 2013

Ética e Postura no Meio Empresarial

Por Victor Bruno Bozzo


Definir o que é ética em poucas palavras não representa uma tarefa fácil pois ela pode ser analisada nos mais diversos âmbitos. De uma forma geral é o conjunto de leis tácitas que regem uma sociedade e diz respeito à esfera pública do comportamento humano. Possui como finalidade principal elaborar um conjunto de regras da boa convivência em sociedade e implementar nos seres individuais o pensamento de coletividade e respeito à preferência da maioria.
Desde a infância, somos cativados a trabalhar em equipe para atingir determinado objetivo maior.  A partir desta dinâmica, competências como liderança, respeito, comunicação, aceitação ou rejeição de uma determinada ideia e gestão do tempo são trabalhadas de uma forma simultânea. Atualmente, a ideia de fazer carreira em determinada corporação está cada vez menos presente devido à dinâmica do mercado o qual possui contratos de trabalho temporários ou baseados em determinada prestação de serviço (freelancer).
A construção de um marketing pessoal possibilitará a criação de posteriores vínculos empregatícios e fechamento de negócios. Boa educação e etiqueta são fundamentais no relacionamento interpessoal assim como uma postura ética no ambiente empresarial que está sendo analisada a todo instante.
No cenário atual, uma preocupação ambiental das empresas vem se tornando regra. Seus fornecedores devem respeitar o ambiente em todas as fases de seu processo produtivo, um aumento da coleta seletiva no ambiente físico da organização além de medidas que diminua ou impeçam o uso de recursos tais como a água ou materiais de escritório. A implantação de políticas que coíbam a prática do bullying em suas mais variadas formas e a expressão através da missão empresarial de progresso e diferença no mundo representa a gênese da postura ética empresarial.

Referência Bibliográfica:


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