14 outubro, 2013

Mercado de trabalho e o espírito da Hospitalidade

Por Maíra Ramirez Luciano Silva


A característica mais marcante do capitalismo, é a lei da oferta e da procura, dita esta lei que quanto maior a procura e menos oferta maiores são os preços. O pensamento do empresário é sempre obter maior lucro, normalmente vendendo o seu produto serviço para um maior número de consumidores. Para produzir os seus produtos e serviços o empresário necessita de mão de obra que chamamos de mercado de trabalho. 


Este mercado, sofre com diversos fatores: Avanço Tecnológico, mudança de valores na sociedade, fenômenos naturais etc.... Essas alterações influenciam no aumento, a diminuição do interesse da sociedade, por determinado produtos e serviços, que leva também as alterações no mercado de trabalho. Empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados e preparados para ingressar no mercado. Atualmente no mercado de trabalho, está tendo uma grande concorrência entre as empresas, devido aos preços, mão de obra, boa infraestrutura tanto física quanto tecnológica. Os profissionais do mercado, tem que buscar excelência, no que estão fazendo, tem que se dedicar de corpo e alma, e sempre estar buscando conhecimento. Hoje em dia com a copa do Mundo em 2014, e com os jogos Olímpicos em 2016, abrirá muitas portas de empregos. Estão sendo construídos milhares de hotéis, pousadas, para receber os visitantes em nosso país. E para que isso aconteça com a maior excelência, temos que nos preparar, para o meio de hospedagem destes clientes. O ato de amar, do bem servir, em ser hospitaleiro, onde estivermos, nos dá uma satisfação pessoal. A hospedagem em si, revela muito isso hoje em dia. São pequenos detalhes,  que vão fazer toda a diferença. É a arte do bem servir. Servir com amor, servir com toda a sua dedicação, ser prestativo, estar sempre disposto a satisfazer toda a necessidade do cliente.     
   
O espírito da hospitalidade deve estar sempre com a gente. É necessário pensar em pessoas que acolham, e estabeleçam relações afetivas, para que elas se sintam seguras e confiáveis, aonde elas estarão sendo hospedadas. Hoje as pessoas não querem apenas ir para um lugar bonito, elas querem também conforto, lazer e um excelente atendimento, que faça da sua viagem uma experiência única. Todos gostamos de ser bem tratados no ambiente em que estamos, isso nos leva ao conceito da hospitalidade. Mais o que seria hospitalidade? De uma forma geral, é a capacidade do anfitrião receber bem o seu convidado (o hóspede), fazendo com que se sinta feliz e confortável. A hospitalidade é muito ligada as áreas de gastronomia e hospedagem. E com o turismo em constante crescimento no Brasil, podemos dizer que hoje a hospitalidade, não é só um conceito, mais uma ferramenta de captação e fidelização de clientes. 

Origem: A palavra hospitalidade vem do latim, hospitalitate, que servia para definir o acolhimento afetuoso dado pelo dono da casa, ao seu visitante.

Fonte Pesquisada: Aulas ministradas - Prof. Agildo Nascimento 
Fonte Imagem 2: http://aartedebeemservir.bolgspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário